Espiritualidade em Movimento (SOR): Pedro é o novo líder

 

Antônio Chaves de Santana

 

Estamos vivendo, liturgicamente, a presença do ressuscitado no meio das comunidades. O evangelho joanino proclamado nesta terceira semana da Páscoa é rico em detalhes que prendem a atenção de homens e mulheres de Páscoa. À primeira vista, vemos que os discípulos agem como se não conhecessem Jesus e o tivessem encontrado pela primeira vez. Nada parecia ter mudado em suas vidas, levantavam-se cedo, tomavam o barco e as redes. Dessa vez, nada conseguiram pescar.

De repente, na praia, em terra firme, estava o ressuscitado, contudo não o reconheceram, mesmo tendo convivido com Ele. Não foi fácil para os discípulos reconhecer o Ressuscitado, como não é fácil para os cristãos de hoje. Precisamos dos olhos da fé. O homem parado na praia não sobe no barco, não entra na água, só pede que eles lancem as redes para o lado direito do mar e assim o fizeram, puxando uma imensa quantidade de peixes. Ao retornarem à praia, assaram peixes e comeram o pão. Foi aí que reconheceram o Senhor.

Depois de muitas confabulações entre si, sobre quem ocuparia a liderança do Ressuscitado, Jesus aparece agora no meio deles, não andando sobre as águas para acalmar a tempestade, mas em terra firme, na praia à beira do mar de Tiberíades. Jesus não procura uma sinagoga, mas ali, sobre a barca e as redes em mãos, empossa Pedro como o novo líder do grupo.

Depois de comerem, Jesus pergunta a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”.

O Papa Francisco, o novo Pedro, anima a nossa fé no ressuscitado, encorajando-nos na missão no meio do mundo, lembrando que Jesus ressuscitado está conosco nas tarefas cotidianas da vida. Rezemos pelo nosso pontífice para que ele seja este construtor de novos mundos, amigo e irmão dos mais esquecidos do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudá-lo?