2019-03-04 – Espiritualidade em Movimento (SOR) – O início da Quaresma

Antônio Chaves de Santana

O início da Quaresma é marcado com o rito da imposição das cinzas. A imposição das cinzas. A imposição das cinzas advém do ritual com que os pecadores convertidos se submetiam à penitencia dada pela Igreja. O gesto de se cobrir de cinzas tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e finitude humana, que necessita ser redemida e salva. Longe de ser um gesto puramente exterior, a Igreja o conservou como símbolo da atitude do coração penitente que cada pessoa é chamada a assumir no itinerário quaresmal.

A celebração da bênção e a imposição das cinzas lembram as palavras de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,15). A Igreja suplica a Deus: “Derramai a graça da vossa bênção sobre os fiéis que vão receber as cinzas, para que, prosseguindo na observância da Quaresma, possam celebrar de coração purificado o Mistério Pascal de Jesus Cristo.

Participar do rito da imposição das cinzas, significa ainda, como convertidos, agirmos para que a “fé continue a ser vivida no presente, continue a ser uma fé viva em um mundo em mudança”.

(Fonte de pesquisa: QUARESMA, CONVIDADOS À CONVERSÃO NO CAMINHO DE PÁSCOA, ANO B, 20I8)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudá-lo?