PROJETOS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

 

  • PREPARAÇÃO PARA OLIMPÍADAS INTERNAS E EXTERNAS

Concursos de resolução de problemas teóricos dirigidos aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio com o objetivo de dinamizar o estudo nas disciplinas envolvidas, preparando o aluno para a resolução de questões analítico-discursivas e despertando no educando o interesse pelo aprofundamento nas referidas disciplinas.

  • PROJETO LIDERANÇA

O projeto desenvolve a formação das lideranças de classe envolvendo diversas áreas do conhecimento, oportunizando, assim, uma formação contínua voltada para uma liderança servidora que visa atingir objetivos comuns.

  • CURTA LÍNGUA

As áreas de Língua Estrangeira e Língua Portuguesa realizam, o Curta-Língua
Mostra de Vídeos, com o objetivo de promover o contato dos alunos com as especificidades da comunicação por meio de recursos audiovisuais. Este trabalho visa, também, estimular a criatividade como meio de realização da competência comunicativa.

  • BILÍNGUE

O Programa Bilíngue começou a ser adotado, em 2020, pelo 6º ano, crescendo nos anos subsequentes por todo o Ensino Fundamental.

As avaliações se darão da seguinte forma: A média parcial será feita a partir de duas notas. Nota 1 Listening & Speaking (Escuta & Fala) e Nota 2 a partir das atividades escritas e orais desenvolvidas ao longo da etapa.

A avaliação bimestral seguirá o modelo dos testes de nível de Reading & Writing (Leitura & Escrita) de Cambridge.

Gostaríamos de ressaltar a importância da inserção de uma educação bilíngue no currículo escolar para o desenvolvimento integral do aluno. A International School tem seus fundamentos pedagógicos baseados nos 4 Pilares da Unesco, nas Competências para o século XXI, na metodologia de ensino-aprendizagem CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua) e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

  • FEIRA DE CIÊNCIAS

Projeto que oferece aos (às) alunos (as) momentos que priorizam a prática da pesquisa, incentivam o trabalho em equipe, a criticidade e aprofundam o conhecimento instrumental para observação, análise e explicação de fenômenos científicos.

  • EM TOM NAÇÕES (Realização bienal)

É um projeto bienal da Área de Língua Estrangeira que tem como objetivo estimular a aprendizagem de uma segunda língua através da música. Este trabalho visa, também, promover a criatividade como meio de realização da competência artística e produtiva do aluno em LE. Através do canto, da expressão corporal e da interpretação cênica, os alunos do 6º ano do EF à 2ª série do EM, desenvolvem o idioma, a cultura e a beleza da Língua Inglesa apresentando, em sua culminância, os melhores trabalhos de um processo seletivo iniciado ao início do ano letivo. O projeto não só apresenta as qualidades artísticas de nossos jovens, como também desenvolve neles o espírito de grupo, a ousadia de subir ao palco e o manejo com situações de liderança, divisão de trabalhos e solução de problemas.

  • SEMANA CULTURAL CORDIMARIANA

A Semana Cordimariana constitui um momento especial para os estudantes de exercício de criticidade e criatividade, participação e cooperação, fé e solidariedade, para a formação da cidadania. É também um tempo de maior contato entre família e escola e um emocionante momento de reencontro entre as diversas gerações da comunidade Cordimariana. Ao longo de seu curso semanal, pais e ex-alunos enchem a Escola de entusiasmo e lembranças de uma escola que mantém a marca do contínuo desenvolvimento.

  • PRÁTICAS ESPORTIVAS

Interclasses:
Projeto envolvendo os alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio que competem em grupos distintos nas modalidades de voleibol, futsal, tênis de mesa, xadrez, masculino e feminino e handebol masculino.

  • AULAS DE CAMPO

A aula de campo proporciona ao educando a observação “in loco” dos temas estudados. A partir dessa experiência, o educando pode tirar suas próprias conclusões e compreender os conteúdos escolares não como um saber, pronto e acabado, mas como um processo que o desafia à pesquisa e a produção de conhecimento, propiciando o aprimoramento da sua formação.
A aula de campo permite descentralizar dos livros didáticos e, principalmente, dos professores a incumbência de “donos do conhecimento”, tornando mais produtivo o processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva do aprender a aprender.
Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de estudar interdisciplinarmente a realidade constante do itinerário do projeto, através do contato direto com o meio físico (espaço natural) e humano (sociedade), identificando suas potencialidades naturais, investigando seu processo histórico e cultural, fazendo um confronto com o conteúdo trabalhado na série.

  • SIMULADOS

Atividades que, simulando a estrutura e o funcionamento do ENEM e outros vestibulares, preparam o aluno para concursos diversos.

9º ano-EF – Um simulado a cada semestre

1ª e 2ª série-EM – Um simulado a cada bimestre. (Sistema Bernoulli).

  • CONVENÇÃO PROFISSIONAL

Experiência ímpar, entre muitos projetos da Escola que trabalham as competências e habilidades dos educandos, com o objetivo de aclarar as dúvidas diante das infinitas possibilidades de escolha de uma profissão, sobretudo, em tempos digitais, em que surgem novas demandas no mercado e, que precisam ser analisadas. Vale ressaltar que somos pioneiros nessa atividade, embora por executarmos bienalmente, hoje tenhamos outras instituições à nossa frente no que tange ao número de eventos realizados. Por outro lado, nosso formato é único: Palestras com e sem a presença da família; mesas redondas; e o momento fulcral – troca de experiências e tira-dúvidas com diversos profissionais das diversas áreas (ex-alunos, pais e amigos.).

  • AULÕES

Tem por objetivo, a partir de eixos temáticos interdisciplinares, revisitar conteúdos ora em relevo, com potencial de serem cobrados nos concursos para o ingresso no ensino superior, além de serem motivadores dos pré-universitários, na medida em que saem da rotina e, do contato com outros professores, além dos que fazem parte da equipe da 3ª Série-EM.

  • ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Atividades direcionadas ao nível de cada ano/série que consiste em momentos de reflexão e informações sobre o mundo do trabalho, com aplicação de testes psicológicos (atendimentos individuais), visitas às universidades, palestras e seminários.

  • PROJETO DE VIDA (6º ao 8º ano-EF)

O principal objetivo do Projeto de Vida é fomentar o protagonismo e a autonomia do estudante em suas escolhas. Focado na formação integral, o Projeto de Vida estimula o desenvolvimento de habilidades como cooperação, compreensão, domínio de tecnologias, defesa de ideias e análise crítica da realidade. Promove, em última instância, o autoconhecimento, estimulando os alunos a refletirem com profundidade sobre suas identidades e papéis na sociedade. Este mergulho interno dá ferramentas, em teoria e em prática, para decisões e planejamentos mais conscientes sobre o futuro.

  • MONITORIA

A monitoria é um projeto que amplia o processo de ensino e aprendizagem. Não é um espaço em que um aluno “mais forte” instrui o “mais fraco”, mas um espaço de cooperação em que os alunos – do 6º ano do Ensino Fundamental à 1ª Série do Ensino Médio – assumem a docência para compartilhar saberes das diferentes disciplinas com os colegas, sob a orientação dos educadores.

  • LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Os alunos do 6º Ano-EF à 2ª Série-EM farão produções textuais quinzenalmente, visando aprimorar seu papel de leitor e autor na modalidade escrita da língua. Os alunos receberão atendimento individualizado.

  • INFORMÁTICA

As turmas do 6º ao 9º Ano-EF terão aulas visando à complementação da pesquisa e resolução de exercícios.

  • PASTORAL DA JUVENTUDE EDUCACIONAL

Do 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Com o objetivo de despertar nos jovens o verdadeiro sentido do ser cristão batizado e comprometido com a causa do Reino de Deus.

  • PALAVREARTE

O Projeto Palavrearte, iniciativa da área de Língua Portuguesa, tem como objetivo contribuir para a formação de um leitor crítico, atuante e construtor de múltiplos significados, bem como desenvolver a emoção estética que leva a novas percepções.
Realizado bienalmente, o Palavrearte visa também exercitar a reflexão, a oralidade e a memorização e aguçar a sensibilidade, a cognição e a imaginação de nossos estudantes por meio de textos da esfera literária.

  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES

Os educadores participam semanalmente de reuniões de área com o objetivo de planejar suas ações e participar de formação dentro de sua área de atuação.
Também oferecemos reuniões de formação ao longo do ano letivo.

 

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