2019-03-02 – Espiritualidade em Movimento (SOR) – Quaresma

                                                                                                                      Antônio Chaves de Santana

A Quaresma é um tempo sagrado que se ilumina da luz pascal. Na verdade, com a Quarta-feira de Cinzas, iniciamos o grande tempo pascal da Igreja, que tem como ápice a Vigília Pascal, preparada por uma caminhada de quarenta dias e prolongada por mais cinquenta dias de alegre celebração da Ressurreição do Senhor e da presença inspiradora do Espírito Santo.

Na sucessão do tempo, podemos ser tentados a pensar na Quaresma como “uma simples repetição litúrgica”. Cada Quaresma é uma experiência nova e única face ao ambiente social e eclesial em que vivemos. Como uma escola de vida, o tempo pascal nos convida a tomar consciência do que significa “seguir Jesus Cristo” até a cruz. Neste sentido, a Quaresma, pelos exercícios da oração, do jejum e da esmola, constitui um apelo para que o centro de nossa vida seja JESUS CRISTO, O MISTÉRIO DE SUA MORTE E RESSURREIÇÃO.

A conversão é a palavra-chave de nosso itinerário quaresmal. Mais do que uma simples mudança no ser e no agir, supõe uma atitude de quem se deixa, de fato, iluminar pela Palavra de Deus que nos reconcilia e nos torna agentes promotores da convivência fraterna, pois todos somos irmãos. Na solene celebração pascal, intenso será o brilho da luz da pessoa e da comunidade que na caminhada quaresmal dissiparam as trevas do egoísmo e da violência, da discriminação e da exclusão, em favor de relações mais humanas e fraternas.

Assim, animados pela fé, iniciamos o ciclo pascal que tem a Quaresma como tempo de preparação que nos predispõe à celebração da Páscoa: Solenidade central do ano litúrgico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudá-lo?