Projeto das Lideranças de Classes 2018 (9º ano-EF a 3ª Série-EM)

Confiram as fotos.

Ao buscarmos no dicionário a definição de liderança, temos que “é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas”. Apesar de conter um conceito correto, tal definição se mostra incompleta, uma vez que remete apenas ao resultado, não englobando o que é necessário para a realização das metas, nem como se dá a influência do líder no grupo.

Assim, saber o que significa liderança é suficiente para liderar? Como nasce um líder? A resposta é bem simples: pela experiência.

Hoje com 34 anos, na condição de servidor público e ex-universitário, olho para o passado e me deparo com várias situações em que fui chamado a liderar e quão relevantes foram tais experiências para minha vida profissional e pessoal. Liderar não somente me ajudou a moldar a realidade em que estava inserido, como me abriu as portas para diversas oportunidades.

Minha experiência com a liderança, contudo, não começou na universidade. Penso eu, não conseguiria iniciar esse caminho tão tarde. Meus primeiros passos e, porque não dizer, os mais relevantes, deram-se no Colégio Nossa Senhora das Graças. Aqui, ao exercer a liderança em diversos setores, desde esporte até os estudos, superei a timidez, aprendi a chamar a responsabilidade quando necessário, acabando por ajudar, além dos colegas, a mim mesmo a vencer as dificuldades, crescendo enquanto pessoa e enquanto ser social.

Muitos de nós, na condição de adolescentes/jovens, não temos a dimensão da influência que a liderança escolar, sobretudo, nos moldes propostos pelo CNSG, pode exercer em nossas vidas. Entretanto, cientes ou não, a vida cuidará de nos lembrar de tais momentos.

Que tenhamos boas lembranças, então!

 

Texto autoral de Davyd J. Pinheiro de Castro, Procurador Federal, Ex-aluno do CNSG (1991-2001).

Participação do Renan Melo, ex-aluno do CNSG (2001-2015), estudante do curso de Engenharia Civil (UFC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *